Domingo, dia 24 de Abril será a páscoa, dia que os cristão comemoram a ressurreição de Cristo. Com o passar do tempo o feriado foi tomando características próprias, como o simples (eu disse simples?) fato do coelho ter começado a por ovos de chocolate e nós presentearmos uns aos outros com os mesmos, também conhecidos como ovos de páscoa.
Esse ritual, porém, não se repete em todos os lugares do mundo. No Japão, por exemplo, a Páscoa é uma data que passa praticamente despercebida pela população. Muitas pessoas não sabem nem o que ela significa, apenas que existe. Ovos de páscoa são quase impossíveis de se encontrar, assim como as tradicionais decorações do período.
Tal “fenômeno” pode ser explicado pelo simples fato de que a população cristã no país não passa de um por cento. Porém, esse argumento cai por terra quando comparamos com o Natal, que apesar de ser outro tradicional feriado cristão, tem grande repercussão por lá.
Então, por que um país que é famoso por organizar grandes festivais, cuja população adora festas que inspirem a imaginação, não comemoraria a Páscoa?
Quem tem a explicação é Ko Ozaki, da McCann Erickson, empresa internacional especializada em pesquisa e publicidade. Em entrevista ao site da rede americana ABC, Ozaki afirmou que a Páscoa ainda não é uma data que se “comercializa” no Japão. ¨Eu acho que o japonês não gosta desse ritual de presentear com ovos de chocolate, porque isso não está associado ao cotidiano dele, fator importante para o sucesso comercial de um produto¨. É isso aí! A Páscoa pode até vir a ser aceita um dia no Japão, mas como uma data comercial, assim como o Natal.
Acredito que seria de fato bem interessante ver o Japão reinventar a páscoa, assim como adaptou diversos feriados e reinventou diversas atividades para nossa felicidade, afinal de contas, criatividade parecer ser uma palavra chave para definir o Japão.
Fonte: Diário do Nordeste
Jake Rodrigues
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