Criada para ser a primeira instituição de ensino superior a integrar estudantes japoneses com estrangeiros em nível de graduação, a Universidade Ritsumeikan Ásia-Pacífico, em Beppu, Oita, recebeu desde a sua inauguração, em 2000, estudantes de 122 países. Apesar da forte ligação entre Brasil e Japão, até hoje somente um brasileiro graduou-se na escola. Para reverter tal quadro, a universidade enviou uma missão com o objetivo de atrair jovens do País.
Takashi Murakami, diretor do Departamento de Admissão, explica que com a chegada de inúmeras empresas japonesas no Brasil será vantajoso para os jovens brasileiros obterem formação em escolas japonesas.
A universidade oferece cursos de graduação em Estudos da Ásia-Pacífico e Administração Internacional. As disciplinas são oferecidas em inglês e japonês, e 40% dos docentes são estrangeiros. Desde o primeiro semestre os alunos estrangeiros têm aulas de japonês, e a partir do terceiro ano eles são incentivados a fazer as disciplinas em japonês.
Murakami explica que a seleção é feita por documento, não necessitando ir até o Japão para fazer a prova. Bolsas de estudo também são oferecidas por empresas, e a universidade tem um programa de desconto de mensalidade de acordo com o desempenho no teste de seleção.
É realmente muito bom, só me pergunto se esta faculdade tem alguma corelação com artes, ou se esse Takashi Murakami é o mesmo Takashi Murakami precussor do Superflat, visto em matérias anteriores.
Fonte: NippoBrasil
Jake Rodrigues
0 comentários:
Postar um comentário