quinta-feira, 12 de maio de 2011

Armários das Estações Japonesas

No Japão, em praticamente todas as estações de trem e metrô de grande porte há armários divididos em compartimentos nos quais as pessoas podem guardar objetos temporariamente. Eles são conhecidos como “coin lockers”, ou seja, armários que funcionam com a inserção de moedas como meio de pagamento. Geralmente estão localizados dentro ou nas proximidades das estações.

Usar esses guarda-volumes automáticos é um costume muito disseminado no cotidiano japonês; na verdade, até em estações pequenas é possível encontrá-los, ainda que em menor quantidade. É um recurso muito usado por turistas também, que podem guardar sua bagagem em um coin locker enquanto passeiam pela cidade.

Os tamanhos mais comuns são 35×43x57 cm (pequeno), 57×43x57 cm (médio) e 117×43x57 cm (grande). O preço varia de acordo com o tamanho, geralmente 300 ienes para o pequeno, 400 para o médio e 500 para o grande. A cobrança é feita por dia, no limite de três dias, depois dos quais um funcionário da estação retira o conteúdo do compartimento e o encaminha para o setor de achados e perdidos.

O procedimento para usar o coin locker é simples: o usuário coloca o objeto no compartimento vazio, deposita as moedas, fecha a porta, tranca e leva a chave consigo. Algumas chaves não são identificadas com o nome da estação, então é preciso lembrar bem a localização do armário.

Coin lockers na ficção
Os coin lockers também foram inspiração para algumas obras de ficção no cinema, literatura e videogames.

O filme japonês Shibuya Kaidan (The Locker, no Ocidente), de 2003, trata de uma lenda urbana que diz que, ao depositar uma oferenda no coin locker número 0009 de Shibuya, a pessoa conseguirá a pessoa amada. Porém, a história logo se desdobra no sentido de que uma maldição atingirá a pessoa que o abriu. O filme, que faz parte do estilo conhecido como J-horror, teve uma continuação lançada no ano seguinte, ambos dirigidos por Kei Horie.

No livro Coin Locker Babies, de Ryu Murakami, dois meninos são abandonados trancados em coin lockers, ainda bebês, por suas mães. A partir disso, desenvolve-se uma história que mistura terror, ficção e drama.

Na série de videogame Ryu ga Gotoku (Yakuza, no Ocidente), o protagonista encontra chaves de coin lockers perdidas pelo caminho. Ao abrir os compartimentos, ele recebe os itens lá armazenados. Embora na realidade isso não seja comum, é fato que, caso a chave seja perdida, a pessoa que a encontrar pode ter acesso ao conteúdo, uma vez que os armários estão em um local público.


Fonte: Made in Japan


Jake Rodrigues

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...