terça-feira, 12 de abril de 2011

A arte do hashi


Observando que no Japão, o hashi ``palitinhos´´, são frequentemente utilizados em todas as refeições pelos japoneses, e por muitas pessoas de outras nacionalidades também.

Para todos os tipos de pratos variados, o hashi esta sempre à mesa, com um pouco de equilíbrio nos dedos e firmeza nas mãos consegue-se utilizar o hashi sem maiores dificuldades. Consta no livro histórico mais antigo do Japão, o Kojiki, um registro sobre o hashi, que a ponta do hashi pertenceria a pessoas por ser a parte que entra e sai na boca, e que a outra ponta acreditava-se ser dos deuses. Você sabia que o hashi é uma prática chinesa? Muitos países do oriente médio como o Afeganistão também utilizam os palitinhos no seu dia-a-dia.


Diz a história do hashi que existem muitos significados, representa muitas coisas, como por exemplo; a palavra ponte ( que no idioma japonês também significa hashi), e pouco parecido com bico de pássaros para alimentar seus pequenos filhotes.

São existentes diversos tipos de hashi, mas para cada região um estilo variado, no Japão, eles são mais curtos com suas pontas mais finas, já na China, os hashi´s chineses são mais longos, na Koréia, tamanho médio, espessura achatada fabricados em metal, e os mais luxuosos são feitos de marfim, os mais simples considerados comuns de plásticos ou de madeira, e lembrando também do Waribashi, (os palitinhos descartáveis), estes são usados fora de casa.

No arquipélago japonês cada membro da família possui seu próprio hashi.

Geralmente acompanha à mesa junto aos hashi´s, o Hashioki, pequeno objeto de louça usado para o descanso dos palitinhos.


Etiqueta, ao se utilizar os hashi´s devem ser tomados alguns cuidados, tais formas de manejo são considerados deselegantes.

A seguir algumas formas que devem ser evitadas na hora de usufluir desta cultura da gastronomia oriental.

1 – Descansar os palitos dentro da tigela de arroz, na posição vertical;
2 – Descansar na horizontal sobre qualquer outro tipo de tigela;
3 – Usando os palitos como se fossem espetos;
4 – Mudar os alimentos de um palito para o outro.


Importante as pessoas curtirem o país, culinária, costumes locais, enfim, a sua estadia para conhecer de perto uma outra cultura que não seja a nossa, desfrutem da cultura do Nihon para trazerem em suas bagagens, para o Brasil, muitos conhecimentos, histórias de pontos turísticos deste pequeno arquipélago que tem muito a nos mostrar e a nos ensinar.


Jake Rodrigues

1 comentários:

Banzou KnightChibi disse...

lol
Eu num sei segurar essas porra de palito não
kkkkkk
Muito foda.
Os bixo culturizam até na hora de comer.
Nem a etiqueta do garfo e faca agente usa.
Tamo lascado...

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...