terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

E assim começa a censura

Polêmica lei restringe mangá com cenas sexuais 'extremas' em Tóquio

A Assembleia Metropolitana de Tóquio aprovou nesta quarta-feira uma lei que proibirá, a partir de julho de 2011, a venda na cidade de mangás com cenas sexuais "extremas" aos menores de 18 anos, causando polêmica sobre liberdade de expressão.

A norma determina à indústria do mangá (histórias em quadrinhos japonesas) que previna que os menores de idade adquiram ou tenham acesso a material explícito incesto, estupro e outros crimes sexuais.

A partir de 1º de julho do próximo ano, as editoras deverão proibir a venda aos menores das histórias em quadrinhos que forem qualificadas pelo Governo metropolitano de "livros doentios" por seu conteúdo sexual, informou a agência local Kyodo.

A medida suscitou forte polêmica na indústria da história em quadrinhos, para quem a medida significa censura à liberdade de expressão e à criatividade dos desenhistas.

Jake Rodrigues

4 comentários:

MoLda Mente disse...

concordo! Bem, sobre a criatividade dos desenhistas, isso eu não discuto, seus traços são maravilhosos, ja muito hentai(Animação) com traços lindos, porém esse veículo em parte está sujando um pouco a imágem da cultura em si, tenho embasamento no que falo! mas isso é assunto pra uma tarde toda^^

Omedetou mais uma vez pelo post!
Kissu

Raphaela disse...

Bem...vindo do Japão, eu não posso estranhar...realmente lá as pessoas são bem reservadas e conservadoras (até onde eu sei!), e seria de esperar uma atitude dessas. Eu acho hipocrisia no mundo de hoje, atitudes dessa natureza,de censura e proibição sobre conteúdos sexuais. Já é tarde demais pra tentar voltar atrás. As "mentes doentias" não vão deixar de existir e de se proliferar quando o mangá hentai "doentio" for censurado....pois o "doentio" é natural de nossa espécie. Alguns só expõem deliberadamente esse seu lado...

Unknown disse...

Eu acho q a polemica está em "material explícito incesto, estupro e outros crimes sexuais.", sinceramente eu acho isso podre, isso deveria ser proibido de ser publicado, não sou a favor da censura mas bixu serio mesmo, os japoneses tem muitos hentais doentios que incitam estrupos e coisas do tipo e mostram pessoas que fazem esse tipo de coisa se dando bem e tals.
Quando você fala em liberdade de expressao criativa eu acho que esse tipo de coisa faz exatamente o contrario, o que vejo ultimamente é que o japão tem afundando numa onda de PUTARIA suja e nojenta que consegue ser pior do que a americana e com isso toda a criatividade está indo pro lixo. Afinal porque se esforçar pra criar algo se porno vende mais não é mesmo? é triste mas é verdade, espero que o japão se recomponha e crie algo novo, naruto e bleach ja perderam a graça.

Kapa Risadinha disse...

Acho assim, pra tudo tem um gosto, eu gosto deste tipo de material e acompanho isso desde meus 14 ou 15 anos ^^ ou seja, isso é cultura (de uma forma ou de outra)..quase que uma marca registrada ^^ Não pode simplesmente restringir. Se antes éra acessível, com qual motivo eles simplemente decidem restringir agora ?? De qualquer maneira, acredito que nada irá mudar, por quê, quem comprava, vai continuar comprando e vendo esse tipo de material, queiram eles sim ou não.

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...