quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Robôs em Hospitais

No Japão inovação é sinônimo de tecnologia e praticidade vem de desenvolvimento. Japoneses utilizam de meios tecnológicos para facilitar o trabalho das enfermeiras que cuidam de idosos e deficientes físicos. Em função dos esforços muitas enfermeiras que cuidam de idosos desenvolvem lesões na coluna devido aos esforços, em função disso foi criado RIBA (Robot for Interactive Body Assistance) um robô com cara de Pokémon desenvolvido para transportar os doentes para cama, banheiro, colocá-los em cadeiras entre outras funções.

O robô reconhece fisionomia e vozes e até mesmo atende a comando de vozes. Seus movimentos são suaves e silenciosos, seus braços são macios e possui sensores. Seu corpo existe uma cobertura como se fosse uma pele para tirar a sensação de ser carregado pelo “Homem de lata” do mágico de Oz. Para evitar problemas, o robô é semi-automático, todos os comandos são controlados por enfermeiros que ajustam direção e velocidade. Os olhos são dotados de câmeras para que o mesmo desvie de obstáculos.

Riba pesa 180 quilos e tem força para carregar pacientes com até 180 quilos. Parece pouco, mas não para o padrão japonês. É previsto que não falte trabalho para o ajudante de enfermeiro. O Japão é um dos países com maior número de pessoas com 65 anos ou mais. Nada menos que 20,8% da população total de 127,8 milhões de habitantes estão nessa faixa etária.

Riba conta também como dois amigos, Taizo e Paro. Taizo, tem o nome derivado da palavra japonesa “taisoo”, que significa ginástica e cumpre exatamente a função indicada em seu nome. O robô é dotado de 26 articulações, o mesmo foi criado para incentivar os idosos a praticar exercícios físicos leves. Taizo possui uma aparência simples, roupas esportivas largas e sorriso amigável no rosto para animar os pacientes. O robô é capaz de reproduzir 30 exercícios que podem ser feitos em pé ou sentando na cadeira.

Paro, o robô-foca é capaz de expressar emoções e interagir com os idosos. Sua função é ativar a mente e acalmar os pacientes que estejam em recuperação.

Paro é um sucesso no mundo todo. O robô-foca presta serviço em instituições de saúde e bem-estar de mais de 20 países e entrou para o Guinness Book como “o robô mais terapêutico do planeta”. Somente a Dinamarca encomendou mil deles, a maior compra feita por uma única instituição. Os Paros começam a desembarcar em solo dinamarquês no ano que vem.

Fonte: http://www.nippo.com.br/tecnologia/537.shtml

Jake Rodrigues

3 comentários:

MoLda Mente disse...

Enquanto uns paises se preocupam com a falta de medicos em hospitais, outro país se mostra preocupado com os efeitos do trabalhos das enfermeiras nos hospitais! isso é que é primeiro mundo, pelo menos no desenvolvimento de tecnologia a serviço do ser humano!

gostei muito da matéria^^

Unknown disse...

Achei liiindo os robozinhos !!! Só falotu um robozinho com a carinha da Hello Kitty !!!
Show de bola !!!!!

Banzou KnightChibi disse...

E a joaninha? Tem que ter robô joaninha, pra levar chá pro povo, rsrsrsrs

Mas na vera?!?! Robô enfermeiro é doido. Dera nos poder contar ao menos com atendimento adequado nos USF's. Hospital?!?!??! Por Cristo! É um caos...
Sem valor, Brasileiro só desordem.
Dou valor, japonês só cultura.

Pra que agente quer uma terra bonita se não sabemos ama-la. Melhor ver um monte de metal em formato construção, eles estão servindo a eles mesmo.

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...