quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Samurais


Este texto abaixo propõe uma visão simplificada sobre o que é/foram os samurais de forma bem resumida. Em outras matérias falarei mais sobre os samurais, armas, arte marcial, seu código de conduta e até mesmo períodos da história japonesa.

Uma visão simplificada sobre os Samurais

Os Samurais existiram por quase 8 séculos (século VIII ao XV), ocupando o mais alto status social porquanto existiu o governo militar nipônico denominado Shogunato. Pessoas treinadas desde pequenos para seguir o Bushido, o caminho do guerreiro.

O samurai era uma pessoa muito orgulhosa, tanto que se seu nome fosse desonrado ele executaria o seppuku, pois em seu código de ética era preferível morrer com honra a viver sem a mesma.

Seppuku, suicídio honrado de um samurai em que usa uma tanto (faca) e com ela enfia no estômago e puxa para cima cortando tudo o que tem por dentro. Uma morte dolorosa e orgulhosa.

Inicialmente, os samurais eram apenas coletores de impostos e servidores civis do império. Era preciso homens fortes e qualificados para estabelecer a ordem e muitas vezes ir contra a vontade dos camponeses.

Posteriormente, por volta do século X, foi oficializado o termo "samurai", e este ganhou uma série de novas funções, como a militar. Nessa época, qualquer cidadão podia tornar-se um samurai, bastando para isso adestrar-se no Kobudo (artes marciais samurais), manter uma reputação e ser habilidoso o suficiente para ser contratado por um senhor feudal. Assim foi até o xogunato dos Tokugawa, iniciado em 1603, quando a classe dos samurais passou a ser uma casta. Assim, o título de "samurai" começou a ser passado de pai para filho.

O samurai mais famoso de todos os tempos foi Miyamoto Musashi, um guerreiro que veio do campo, participou da batalha de Sekigahara e iniciou um longo caminho de aperfeiçoamento. Ele derrotou os Yoshioka em Edo (Atual Tokyo) e venceu o grande Sasaki Kojiro, outro grande samurai.

Pelo fim da era Tokugawa, os samurais eram burocratas aristocráticos ao serviço dos daimyo, com as suas espadas servindo para fins cerimoniais. Com as reformas da era Meiji, no final do século XIX, a classe dos samurais foi abolida e foi estabelecido um exército nacional ao estilo ocidental. O rígido código samurai, chamado bushido, ainda sobrevive, no entanto, na atual sociedade japonesa, tal como muitos outros aspectos do seu modo de vida.

Os Samurais, como classe social, deixaram de existir em 1868, com a restauração Meiji, quando o imperador retomou o poder do país.

Seu legado continua até nossos dias, influenciando não apenas a sociedade japonesa, mas também o ocidente. Muitas animações foram criadas para mostrar o quão forte era a imagem dos samurais e sua importância no período em que eram necessários seus serviços.


Fonte: Wikipedia

Jake Rodrigues

4 comentários:

Banzou KnightChibi disse...

Karaca. Só eu vou postar comentário?
Esse é o melhor tópico do blog. Já coloquei no favorito pra quando eu for pesquisar.
Isso sim é que é cultura histórica.

Seria interessante uma serie de típicos mostrando a cultura dos japas de um período a outro, mas isso pode ser complicado. Coisas que poderiam nos deixar curiosos. Esta faltando falar das comidas, sobre as cidades... Já estou querendo demais, rs. Se o povo ao menos lesse as paradas aqui. =(

Totemo yoi. Samurai Hōteki.
Tópico esta excelente

Jake Rodrigues disse...

Obrigado pelo elogio, mas realmente quero fazer um tópico sobre as passagens de tempo e fatos históricos fica tranquilo!

Banzou KnightChibi disse...

Ga aru koto!

Vou estar esperando.
Tudo da historia heroica me fascina
Igual a Don Pedro I, se ele num tivesse ido cagar enquanto o Brasil era liberto.
Vai ver por isso que o país é uma merda.

Sayōnaraaaaaaaaa!
Vou estar esperando e postando todos os dias

Banzou KnightChibi disse...
Este comentário foi removido pelo autor.

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...