quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

IJIME


Ijime, mais conhecido como bullying no Brasil é um problema que anda afetando o Japão ultimamente, a diferença é que os Japoneses lutam contra isso. Em janeiro deste ano, começou a aparecer mensagens estranhas em Shiga, onde de acordo com as mensagens possivelmente seria de uma estudante sofrendo "IJIME" (a forma correta de pronunciar é “idjimê”).

Mensagens misteriosas de uma estudante pedindo socorro foram descobertas na sexta-feira (28) em banheiros femininos públicos de Hikone, em Shiga.

Segundo o site do jornal Mainichi, as mensagens foram pichadas e parecem ser o alerta de uma menina que estaria sofrendo maltratos na escola. “Façam que os professores deixem de fingir que não veem os abusos”, diz a mensagem, indicando o nome da escola onde o ijime estaria ocorrendo.

As mensagens foram encontradas em banheiros de supermercados e bibliotecas da cidade desde dezembro. A última foi escrita em 22 de janeiro.

A notícia chegou até o Conselho de Educação de Hikone que está em estado de alerta. A escola revelada nas mensagens pediu os estudantes para responderem questionários. Os alunos tiveram a oportunidade de contar sobre os maltratos que sofreram ou foram testemunhas.

A estudante que escreveu as mensagens ainda não foi identificada. Um porta-voz do Conselho acredita que o autor das mensagens não tinha com quem se abrir e lançou mão do último recurso que foi tornar público o que estava sentindo. “Peço que ela entre em contato conosco”, disse.

Como forma de prevenção deste problema, existe até mesmo um Dorama chamado Raifu (Life), que retrata o ijime em escolas do Japão. O Dorama (tem a mesma estrutura de uma novela brasileira) é baseado no mangá de Suenobu Keiko.

Fonte: http://blog.nippo.com.br/2011/01/31/mensagens-misteriosas-em-shiga-podem-ser-de-estudante-sofrendo-ijime/

Jake Rodrigues

3 comentários:

Babi Oliveira disse...

Muito bom divulgar esse tipo de notícias!
Realmente o blog é praticamente um Shimbun, continue assim!
Gambaté

Banzou KnightChibi disse...

iiiiii, vei.
Esse povo é muito besta.
Chama Banzou, resolvo essa parada rapidinho.
Esse povo que num tem o que fazer da vida, ficam se achando os moral, F@#$%¨&&*...

Notícia e cultura japonesa. Tá 10 o blog.
Falta só colocar uns joguinhos, umas striper japonesa, uns filmes de pancadaria... Essas coisas que dão sentido pra vida, né? =D

Eu só quero mesmo saber por que minha foto não esta aparecendo nessa birosca igual a da Baby Chan?

Raphaela disse...

Os japoneses parecem seres de outro mundo...esse blog é interessante porque retrata isso com muita evidência!Tanto positivamente, como no caso dessa postagem do bulling, quanto negativamente, como no caso da troca do sexo por videokꬬ Vai entender!!!

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...