terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Isso é que é tradição!

Quando postei ontem a pesquisa de audiência pela segunda vez no blog me bateu uma curiosidade. Que anime é esse chamado Sazae-san? Por que ele é o mais assistido por duas semanas seguidas? E porque tem tanta diferença na porcentagem dos espectadores do primeiro pro segundo?

Foram tantas perguntas que não aguentei e resolvi fazer uma pesquisa, e posso dizer-lhes que fiquei surpreso com o resultado. Eu tinha a concepção de que Doraemon era o anime mais antigo que existia, mas, durante a pesquisa descobri que Sazae-san é o anime mais antigo que existe que ainda continua em exibição, quando falo em antigo, logo vem a mente uns 10 - 12 anos, mas quando nos referimos ao Japão é diferente. Todos já devem ter ouvido falar de Simpsons, a animação de maior duração na história, contando com seus 20 anos de exibição, certo? Errado! Os simpsons foi eleito a maior animação da história, pois os animes japoneses não entram nessa avaliação. Acredite ou não, o anime Sazae-san é veiculado há 40 anos e ainda continua popular. Isso mesmo, 40 anos! Simplesmente o dobro que os Simpsons.

No Brasil as séries que mais fazem sucesso são: Naruto, One Piece e Bleach, porém estes não chegam nem perto de Sazae-san, que é líder absoluto de audiência. Foi nessa hora que outro questionamento me incomodou; Por que Sazae-san nunca veio para o Brasil? Quando tive acesso ao conteúdo da animação, a resposta veio de imediato. Alguma vez, vocês já pararam para pensar que o que de fato faz sucesso no Brasil, não necessariamente tem a mesma repercussão no Japão.

Sazae-san conta como temas bem voltados para o ambiente familiar, não apelando para violência ou imoralidade, é bem comum ver episódios como Sazae vai para o shopping e se perde, para muitos o anime seria considerado enjoativo ou sem emoção, mas os japoneses adoram. Como resultado, Sazae-san é veiculado até hoje, e é considerado um dos poucos animes aceitáveis pelo público adulto.

O anime conta com a mesma abertura desde sua primeira exibição, mantendo sua identidade visual como sempre foi. Confira abaixo a abertura:


Jake Rodrigues

4 comentários:

MoLda Mente disse...

Nossa achei a notícia muito fofa!
é esse tipo de coisa que gosto no povo japones, eu posso fazer uma comparação, meio nada a haver, mas...até hoje eu vejo o Chaves, embora, não seja brasileiro, o programa foi bem incorporado a nossos costumes. Não é muito apelativo e ainda continua sendo veiculado ate hoje! o Sazae-san deve ter bom conteúdo cultural, gostei bastante!

Banzou KnightChibi disse...

40? Puts...
Não imagino nada rodando a tanto tempo.
Depois eu vou dar uma olhada nesse troço ai.
Será que agente baixar?
Muito massa!

Banzou KnightChibi disse...

...........................

The Project disse...

cara pra flw a verdade o estilo do anime e
muito simplista nem parece estilo japones de anime
parece desenhos simplista como os americanos da nicklodeon sei la como digita isso kkk
mas o enredo em si nada contra so os traços msm

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...