sábado, 19 de fevereiro de 2011

Japão perde segundo lugar na economia mundial

O governo Japonês perdeu, na economia mundial, o segundo lugar que ocupou durante 42 anos, seguido da economia norte americana. A virada se deve ao fato do último trimestre de 2010, devido a um yen forte, quebra de índice de consumos internos e uma dívida pública sem tamanho.

A China, quem ultrapassou o Japão fica em segundo no Ranking das maiores economias do mundo. A perda da posição não parece ser mera coincidência, e apresenta motivos enraizados nas baixas que a economia japonesa sofreu nas últimas décadas. Todos devem se lembrar da bolha imobiliária que dificultou o Japão na década passada.

Economistas apontam como um importante fator de bloqueio um Yen consideravelmente forte e age como combustível para propagar a situação da economia japonesa no que diz respeito as exportações. A moeda japonesa, o Yen, atingiu valores mais altos que o dóllar nos últimos 15 anos, encarecendo as exportações e dificultado todo o processo.

Por isso o ministro japonês das Finanças, Kaoru Yosano, afirma "saudar a notícia de que a economia da China, como nação vizinha, esteja a avançar rapidamente". E, na verdade, tão rapidamente avança a economia chinesa que, segundo as projeções do Banco Mundial, da Goldman Sachs e doutros, até 2025 terá ultrapassado os Estados Unidos como primeira economia mundial.

Sinceramente, espero que isso facilite o turismo no Japão, já que o país pode tentar se restabelecer de outras formas, e que seja pela cultura.

Segue abaixo dois vídeos da notícia mostrada pelo Jornal Nacional e pela Globo News.




Jake Rodrigues

6 comentários:

Unknown disse...

Era de se esperar. Porém não podemos esqueçer que a renda per capita dos japoneses continua sendo dez vezes maior do que a do chineses. Alberto.

Jake Rodrigues disse...

Sim, pois em muitos lugares na China ainda tem o trabalho escravo sem contar a quantidade de pessoas que possui no país tornando difícil o controle!

Banzou KnightChibi disse...

Isso desfavorece a cultura?
Não penso que os japoneses devam esquecer a cultura por causa de uns yen's a menos.
É importante? Pois bem! Mas até onde sei não é a economia que alimenta a inspiração deles.
O japoneses tem traços do passado, apesar de moderno hoje. Diferentes de nós.

Jake Rodrigues disse...

Não é que vá investir, mas nos últimos anos, mais do que nunca, o Japão tem investido na cultura, e com a queda da economia vê-se uma nova oportunidade para expandir a cultura, por isso, penso que seria bom se o Japão investisse mais no Turismo em sí, como forma de propagação da cultura.

Luciane disse...

Não é novidade pra mim que venho estudando Economia Política Internacional desde 2008, pela forma como a China passou pela última crise financeira mundial, apresentando um crescimento bastante notável. No entanto, como menciona a reportagem, ainda enfrenta problemas decorrentes mesmo desse crescimento, como desigualdade. Ao passo que o Japão, apesar de manter certa estagnação no crescimento, tem uma renda per capita maior e uma moeda forte. Ter uma moeda forte, no entanto, parece bom, mas acaba dificultando alguns aspectos, como exportações, por exemplo - o que deve ser um dos fatores que impedem um maior crescimento. Enfim, o mundo muda o tempo todo e não é tão fácil traçar diretrizes do que vai acontecer, mas acredito nas previsões do Banco Mundial: é bem provável que a China ultrapasse mesmo os EUA, e acho também que é até uma questão de tempo. Essa questão de renda per capita, creio ser um problema inicial, que com tamanho crescimento e, consequente, desenvolvimento, a renda per capita chinesa tende a aumentar. O Japão que se cuide agora. hehehe Porque vindo aí, ainda temos os emergentes, os BRICs, com altas taxas de crescimento...

Luciane disse...

A China é um exemplo! (BRICs)

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...